O que os equipamentos para laboratórios têm a ver com o dia a dia do pesquisador? Tudo! Já que sua rotina gira em torno de projeto de pesquisa e, para isso, são necessários equipamentos de controle de qualidade para chegar a um resultado específico.
Mas, antes de falarmos sobre os equipamentos para laboratórios na realização de uma pesquisa, existem muito outros fatores envolvidos na rotina do pesquisador. Entre eles, o projeto, os voluntários e colaboradores, os estudantes e técnicos, o instituto e a publicação. Cada um com um papel importante no desenvolvimento científico.
Segundo a Dra. Vera Bongertz, aposentada após 32 anos de pesquisa na Fundação Oswaldo Cruz, localizada em São Paulo/SP, o projeto inicia-se pela pergunta: qual a melhor maneira/tecnologia a ser utilizada e qual o material necessário? Depois disso, entra a participação dos voluntários, que são essenciais no desenvolvimento dos estudos, e a colaboração científica - uma divisão de tarefas entre os especialistas. No caso dos estudantes e técnicos, o pesquisador entra como orientador do projeto.
Depois desses fatores, existe a relação instituto-pesquisador. Na maioria das vezes, o projeto é desenvolvido em uma instituição que direciona as linhas de pesquisa, além de controlar a publicação e a aplicação dos resultados finais.
E, para que tudo isso aconteça e surja o resultado esperado, os equipamentos para laboratórios são essenciais nessa rotina. A Lucadema, uma empresa especializada na fabricação e distribuição de equipamentos e consumíveis, tem um portfólio à disposição de pesquisadores das áreas de Controle de Qualidade e Pesquisa e Desenvolvimento. Clique aqui e conheça. Fonte: www.ghente.org