O Agitador Magnético com Aquecimento, da Lucadema, foi destaque na última sexta-feira (26/02) no site e nas redes sociais do SeMAE (Serviço Municipal de Saneamento de Água e Esgoto), de São José do Rio Preto (SP), durante a divulgação da nota do programa estadual Município Verde Azul.
A cidade de São José do Rio Preto, que pulou da 71ª posição em 2014, para a 17ª posição no ranking estadual em 2015, recebeu nota máxima na avaliação da qualidade da água. Pontuação que recebe nota de 0 a 10.
Uma das imagens da publicação destaca o equipamento sendo utilizado pelos profissionais da autarquia no estudo da qualidade da água. De acordo com a autarquia, a qualidade da água é monitorada dia e noite, por meio de coleta em pontos de rede e analisados em laboratórios próprios instalados na Estação de Tratamento de Água. Ainda segundo o SeMAE, biólogos e químicos analisam parâmetros como cloro, fluoretos, turbidez, cor, pH e coliformes, entre outros itens.
E para se fazer esse estudo, um dos equipamentos utilizados é justamente o Agitador Magnético com Aquecimento. O modelo utilizado SeMAE é o LUCA-01/13 com 3 provas e controles analógicos individuais de temperatura e agitação. A Lucadema possui uma grande variedade de modelos de agitadores magnéticos, com e sem aquecimento, de produção própria e também da marca alemã – IKA.
O programa Município Verde Azul:
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul (PMVA) tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
O principal objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.
A avaliação é feita mediante o desempenho em dez diretivas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. A pontuação varia de zero a 100.