Notícias

22/10/2015

Estudo utiliza óleos extraídos de plantas para o controle de fungos

A ideia é diminuir o uso de agrotóxico nas plantações e garantir qualidade de vida aos consumidores

A Universidade Federal de Roraima/UFRR está desenvolvendo uma pesquisa que utiliza óleos essenciais, extraídos de plantas nativas das regiões de lavrado, para o controle de fungos causadores de doenças em frutas e hortaliças. A proposta também deve reduzir o uso de agrotóxico nas plantações.


Segundo o portal G1, o estudo possui três fases: testes em laboratório, mostragem nas estufas de plantação e experimentos nas produções agrícolas. Os primeiros resultados da pesquisa, por exemplo, apontaram que um dos óleos estudados controlou o crescimento do fungo chamado antracnose, que deteriora folhas e frutos de mamão, banana e pupunha.

''Se conseguirmos o resultado no uso desses óleos, ao invés do produtor usar o agrotóxico, ele vai usar o óleo que é biologicamente natural. O que queremos é desenvolver uma tecnologia biologicamente limpa, por se tratar de um resíduo natural, para diminuir o resíduo que consumimos em hortaliças'', explica o pesquisador Jefferson Fernandes ao portal. A segunda fase da pesquisa deve se iniciar em fevereiro de 2016.


Fonte: g1.globo.com 

Unidades
São José do Rio Preto/SP


lucadema@lucadema.com.br
Assine nossa newsletter e receba novidades em seu e-mail

� Grupo Lucadema - Todos os direitos reservados - As fotos dos produtos são meramente ilustrativas
Por Diginova Sites e Sistemas