Notícias

10/09/2015

Sabe quais são as grandes descobertas científicas da última década?

Reunimos em uma lista 15 grandes descobertas para que você fique por dentro

Segundo o Ciência e Saúde, do portal Uol Notícias, existem, sim, inúmeras descobertas sendo realizadas todos os dias, seja das mais importantes, seja das bizarras. Mas, estas, já podem entrar para a lista das grandes descobertas científicas da última década - todas resultantes de equipamentos e consumíveis de laboratórios. Dê só uma olhada na lista que separamos:


1 - Plutão rebaixado/2005
Em janeiro de 2005, uma equipe coordenada pelo astrônomo Mike Brown, do Observatório Palomar, na Califórnia, descobriu o planeta anão Eris, com 27% mais massa do que Plutão e bem próximo dele, em uma região conhecida como cinturão de Kuiper. O achado trouxe uma consequência: no ano seguinte, a União Astronômica Internacional entendeu que a probabilidade de encontrar outros corpos rochosos gelados com aquelas dimensões na região era tão alta - como se confirmou depois -, que a definição do pobre Plutão não fazia mais sentido. O resultado? Ele foi rebaixado para ''planeta anão''.

2 - Matéria escura existe mesmo/2006
Uma colisão entre dois aglomerados de galáxias registrado pelo telescópio Chandra, da Nasa, trouxe a evidência que faltava para os astrônomos confirmarem a existência da matéria escura. Até então, todos já sabiam que boa parte do Universo - cerca de 25% - é composta por esse material, que é invisível - não emite luz -, mas exerce força gravitacional. A colisão, que formou o aglomerado 1E0657-556, gerou tanta energia que a matéria comum que existia parou, mas a matéria escura ''continuou andando''. 

3 - Células reprogramadas/2007
Células-tronco são a grande promessa da ciência para revolucionar a medicina, já que podem se transformar em qualquer outra célula do corpo, e não há nada igual às embrionárias nesse aspecto. Mas a utilização desse recurso envolve questões éticas. Pesquisadores apresentaram uma alternativa muito promissora ao conseguir reprogramar células adultas de pele humana que fossem capazes de se diferenciar em vários tecidos. Dois grupos independentes - um liderado por James Thomson, da Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA, e outro por Shinya Yamanaka, da Universidade de Kyoto, no Japão - demonstraram, em 2007, a eficácia de um método que já tinha sido usado com sucesso em camundongos um ano antes. 

4 - Planetas como o nosso lá fora/2008
Com ajuda do telescópio Hubble e de observatórios no Havaí, astrônomos conseguiram ''fotografar'' exoplanetas - aqueles fora do Sistema Solar - pela primeira vez. Eles promoveram uma espécie de eclipse artificial para conseguir se livrar do brilho das estrelas, que atrapalhava a visão desses planetas distantes. Os primeiros ''fotografados'' foram um exoplaneta com três vezes a massa de Júpiter em volta da estrela Fomalhaut e três outros em volta da estrela HR 8799. 

5 - Água em Marte/2008
A sonda Mars Phoenix Lander, da Nasa, detectou, em 2008, minerais no solo de Marte que indicam que o Planeta Vermelho já esteve coberto por lagos, rios e outros ambientes capazes de abrigar vida. O equipamento também fotografou pedaços de um material brilhante em um buraco que parecia gelo, reforçando o indício revelado por outras sondas da presença de água abundante no passado desse planeta. 

6 - Em busca da ''capa da invisibilidade''/2008
Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, anunciaram que estão mais perto de criar um material que pode tornar objetos tridimensionais ''invisíveis''. Eles desenvolveram dois materiais que podem reverter a direção da luz em torno dos objetos, fazendo com que eles ''desapareçam''. Chamados de ''metamateriais'', os corpos não existem na natureza e são criados artificialmente em escala nano, com propriedades óticas que fazem a luz se comportar de forma não natural. 

7 - Ciborgues à vista/2009
Vários avanços foram feitos na última década no que se refere à interface cérebro-máquina, abrindo caminho para ajudar pessoas com deficiências, paralisias ou que sofreram amputações a recuperar os movimentos. Em 2009, Pierpaolo Petruzziello, italiano que vive no Brasil, conseguiu controlar um braço robótico usando a própria mente, com eletrodos conectados ao sistema nervoso. 

8 - Primeira célula 100% artificial/2010
Pela primeira vez, cientistas conseguiram criar uma célula controlada por um genoma sintético, criado a partir de instruções de computador. A equipe liderada pelo cientista americano Craig Venter utilizou o genoma de uma bactéria, a Mycoplasma mycoides, e o implantou em uma célula natural de outra bactéria cujo material genético tinha sido removido. O micróbio foi ''reinicializado'' e passou a se replicar, dando origem a colônias de células sintéticas.
 
9 - Temos DNA neandertal/2010
A revelação abalou a arqueologia. Pesquisadores do Instituto Max-Planck de Leipzig, na Alemanha, provaram que os homens de Neandertal, espécie extinta há 30 mil anos, conviveram com os primeiros homens modernos. E mais: tiveram relações sexuais e filhos com eles. De acordo com a equipe, cerca de 3% do nosso DNA é neandertal. 

10 - Sinais do buraco negro no centro da Via Láctea/2011
Há muito tempo, os astrônomos falam sobre a existência de um enorme buraco negro bem no centro da nossa galáxia, a Via Láctea. Estima-se que contenha aproximadamente 4 milhões de vezes a massa de nosso Sol. Observações feitas na última década trouxeram provas mais concretas do objeto - ninguém ainda conseguiu enxergá-lo diretamente. Uma delas ocorreu no final de 2011: com ajuda de telescópios, foi possível detectar uma nuvem de gás com massa muito superior à da Terra bem próxima de ser devorada pelo buraco negro. 

11 - A ''partícula-deus'' existe/2012
A descoberta do Bóson de Higgs, a partícula que desvenda o mistério da massa, foi um dos principais avanços científicos de 2012 e também das últimas décadas. Detalhado pelo britânico Peter Higgs, em 1964, o Bóson é responsável por criar um campo de força dentro do átomo que dá massa às partículas. 

12.  ''DNA lixo'' não é lixo/2012
Cientistas do projeto internacional Enciclopédia de Elementos do DNA/Encode descobriram que 98% do código genético, antes conhecido como ''DNA lixo'', exercem papel importante no desenvolvimento e na manutenção do corpo humano. Até então, acreditava-se que apenas 2% do DNA eram funcionais, já que somente essa parcela codifica proteínas. 

13 - Óvulos criados a partir de células adultas/2012
Pesquisadores da Universidade de Kyoto conseguiram transformar tanto células-tronco embrionárias quanto células pluripotentes induzidas/iPS, formadas a partir de células adultas, em óvulos viáveis. 

14 - Você não está sozinho/2012
Cientistas de um projeto que reúne quase 80 instituições anunciaram, em 2012, ter identificado todo o microbioma humano, ou seja, os trilhões de bactérias e vírus que vivem no nosso corpo. 

15 - Novo antibiótico após 30 anos/2015
Pesquisadores do Centro de Descoberta Antimicrobiana da Universidade do Nordeste, em Boston, anunciaram, neste ano, a descoberta de um novo antibiótico - a última classe desse tipo de medicamento havia sido introduzida em 1987. 


Quer saber mais? Então confira cada uma dessas descobertas científicas no portal. Acesse aqui

Unidades
São José do Rio Preto/SP
+55 17 3512-4740

Campinas/SP
+55 19 3271-1507

São José dos Pinhais
+55 41 3146-4600


lucadema@lucadema.com.br
Assine nossa newsletter e receba novidades em seu e-mail

� Grupo Lucadema - Todos os direitos reservados - As fotos dos produtos são meramente ilustrativas
Por Diginova Sites e Sistemas